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AKUMAIZER 3 (アクマイザー3, Akumaizā Surī ) 1975


No centro da Terra, vive o Clã Akuma, composto por demônios - não por acaso, akuma significa "demônio" em japonês. Quando o maligno Mezalord assume a liderança do Clã, ele decide invadir a superfície e escravizar os humanos. Xavitan, filho de um demônio com uma humana, é contra a invasão, foge para a superfície, e passa a dedicar sua vida a frustrar os planos de Mezalord, que envia outros demônios atrás dele. Dois desses demônios, Evil e Gabra, após enfrentarem Xavitan, veem que ele é que está com a razão, e se rebelam também contra Mezalord. Juntos, os três formarão a equipe Akumaizer Three, e combaterão os demônios que Mezalord envia para a superfície.

Xavitan, de armadura vermelha e preta, é um excelente espadachim, mestre no manejo de sua espada Zarado, e tem nos ombros dois canhões, conhecidos como Xavitan Nova. Suas outras habilidades incluem ficar invisível, transformar animais em objetos inanimados e assumir a aparência de qualquer humano. Quando vem à superfície pela primeira vez, Xavitan conhece o repórter Shima Ippei, e até assume sua aparência para se disfarçar; mas, ao ver que está colocando o humano em perigo, ele decide assumir outra forma, se apresenta a Ippei como o repórter Takeshi Nagumo, e passa a atuar como seu parceiro.

Evil, de armadura amarela, é um atirador de elite enviado por Mezalord para matar Xavitan no primeiro episódio. Os dois se enfrentam em batalha, Evil perde, e Xavitan, sabendo que Evil jamais havia matado ninguém, decide poupar sua vida. Comovido, Evil decide se unir a Xavitan na luta contra Mezalord. Sua principal arma é a metralhadora Jo Gun, que pode se transformar na espada Erado. Evil possui um golpe especial poderoso, o Evil Finish, a habilidade de se transformar em qualquer objeto inanimado, e um ponto fraco: toda vez que vê seu próprio reflexo, fica imóvel como pedra.

Gabra, de armadura vermelha e azul, é extremamente forte, mas um tanto estúpido. Após Evil falhar, ainda no primeiro episódio, Mezalord o envia para eliminar Xavitan. Mais uma vez, após ser derrotado e ter sua vida poupada, Gabra decide se unir à dupla que deveria combater e muda de lado, completando o trio. Além de sua grande força, Gabra usa como arma uma maça chamada Denburu, que pode se transformar na espada Garado. Assim como Evil, ele possui um ponto fraco, precisando de água para manter sua força. No episódio 25, Gabra ganha também a habilidade de se transformar no pássaro Gabra Cho, que se parece com uma avestruz.



Além do repórter Shima Ippei, os Akumaizer 3 têm como aliado a demônio Darunia, que traiu Mezalord por ser apaixonada por Xavitan. Ela não combate os vilões diretamente, atuando como uma espécie de contato. No episódio 37, quatro outros demônios, Basugaru, Naamenaameda, Nobera and Nobera Jr, também desertam, se autodenominam "Força da Paz Demoníaca", e passam a também combater Mezalord. A base dos Akumaizer 3 é em uma nave que Xavitan roubou do Clã, chamada Zeidabeck, que, quando não está em uso, fica disfarçada como um antigo navio pirata. Seus principais meios de transporte são as motocicletas Gariber A, B e C, que se unem para formar o veículo de combate Garibird.

Os monstros da semana são os membros do Clã Akuma, que Mezalord envia para destruir Xavitan e dominar a superfície. Normalmente eles são auxiliados pelos Aguma, os soldados do Clã. No episódio 37, é revelado que Mezalord, na verdade, é apenas um testa de ferro do Imperador Demônio Gulliver, que, vendo que seu lacaio não conseguirá cumprir a missão que lhe foi imposta - dominar a superfície - envia um demônio ainda mais poderoso, Gaberu, para destruir os Akumaizer 3.

Criada por Shotaro Ishinomori, Akumaizer 3 não é muito conhecida fora do Japão, mas, por lá, foi um imenso sucesso, sendo hoje considerada cult, e tendo influenciado o manga Devilman, criado por Go Nagai (de Cutey Honey) e o anime Blue Comet SPT Layzner, criado por Ryosuke Takahasi (de Voltron). Uma curiosidade sobre a série é que, como a maioria dos personagens não tem forma humana, dublês, e não atores, os interpretavam, ficando suas vozes a cargo de famosos dubladores de anime. Outra grande curiosidade é que, até o episódio 24, a série era bastante séria, sendo considerada um dos tokusatsu mais cheios de ação de todos os tempos; por qualquer motivo, entretanto, os produtores decidiram "infantilizá-la" a partir do episódio 25, colocando mais situações de humor e diminuindo as sequências de ação. A audiência, evidentemente, caiu, e nos dois últimos episódios o clima original da série voltou, com, inclusive, um final surpreendente.

Akumaizer 3 foi exibido pela TV Asahi entre outubro de 1975 e junho de 1976, com um total de 38 episódios. No último, Geberu se mostra poderoso demais para os heróis, contando com um escudo que reflete todos os seus ataques, e matando Basugaru, Naamenaameda e Nobera em uma batalha épica. A única forma que Xavitan, Evil e Gabra encontram para destruir o vilão e a ameaça do Clã Akuma de uma vez por todas é um ataque suicida, que acaba matando todos os quatro. Darunia e Nobera Jr. choram enquanto as almas dos Akumaizer 3 sobem aos céus.

INAZUMAN - 1973 ( イナズマン, )


Inazuman (em japonês: イナズマン) é um herói mutante que aparece no mangá, anime e tokusatsu de mesmo nome. Foi criado pelo mangaka Shotaro Ishinomori em 1973. Na televisão, foi astro de duas séries, Inazuman e Inazuman Flash, e em 2002 apareceu pela primeira vez em animação no especial Kikaider vs Inazuman.



No início da década de 1970, Shotaro Ishinomori começaria a trabalhar em uma nova série em anime, chamada Mutant Z, na qual adolescentes com poderes mutantes combateriam vilões também mutantes. Mutant Z acabou engavetado, mas Ishinomori aproveitaria o que já tinha criado em sua nova série de tokusatsu, Inazuman (o "homem-relâmpago").

Por algum motivo desconhecido, mutantes começam a nascer em meio aos humanos. Alguns deles, deformados e monstruosos, não encontram lugar na sociedade e se revoltam. Surge, então, o Imperador Bamba, autoproclamado líder de todos os mutantes, que funda uma organização conhecida como Shinjinrui (a "nova ordem humana"). O objetivo da Shinjinrui é, simplesmente, exterminar todos os humanos do planeta, para que apenas os mutantes vivam na Terra. E, incidentalmente, matar também todos os mutantes que se oponham a seus planos, pois são aliados dos humanos e merecem morrer.

Para combater a Shinjinrui, o Governo da Terra cria a organização Youth Corps, formada por jovens com poderes mutantes e psíquicos. Dentre esses jovens, se destaca Goro Watari, jovem que teve uma infância extremamente problemática - sua mãe morreu quando ele ainda era uma criança, e sua primeira namorada foi levada por soldados norte-americanos durante a ocupação japonesa - mas que demonstra grande senso de justiça, coragem e determinação. Mais que isso, Goro é um mutante poderoso, o que será revelado durante sua primeira luta contra o exército da Shinjinrui.

Cruzando os braços sobre o peito e proferindo a frase gouriki shourai ("conjurar poder maior"), Goro se transforma em uma criatura conhecida como Sanagiman (o "homem-larva"), de grande força, agilidade e resistência. Sanagiman possui um cinto com um medidor, e a habilidade de converter em energia qualquer ataque proferido contra ele. Quando o medidor avisa que seu poder já está no nível máximo, ocorre uma segunda transformação: cruzando novamente os braços sobre o peito e proferindo a frase chouriki shourai ("conjurar poder definitivo"), Sanagiman se transforma em Inazuman, que tem força, agilidade, velocidade e resistência ainda maiores, alguns poderes baseados em eletricidade, e um cachecol que se transforma em diversas armas, além de um elo telepático com seu carro Raijingo, que pode se controlar sozinho, lançar mísseis e morder inimigos com uma boca escondida no capô.

Inazuman é, na verdade, como sua aparência atesta, uma espécie de mariposa - nos rascunhos de Mutant Z, inclusive, ele tinha asas que lhe permitiam voar e uma prosbócide com a qual absorvia energia. Seguindo esse raciocínio, Sanagiman seria seu estado de pupa, e Goro o estado de lagarta, precisando passar pela forma intermediária para obter os poderes da forma final.

A principal missão de Inazuman enquanto membro da Youth Corps era combater a Shinjinrui, composta por mutantes de diferentes formas e poderes, auxiliados pelo Phantom Army - soldados que lembravam os da Segunda Guerra Mundial, com máscaras de gás e metralhadoras - e comandados pelo Imperador Bamba.

Inazuman foi exibido na TV Asahi entre outubro de 1973 e março de 1974, com um total de 25 episódios e um filme para o cinema, produzido em 3D. Os vilões do filme eram uma organização criminosa diferente, a Despair Army (o "exército do desespero", em inglês), liderada pelo Fuhrer Geisel.

A Despair Army tinha um objetivo um pouco diferente da Shinjinrui: exterminar todos os mutantes do mundo, para que somente os humanos vivessem na Terra, incidentalmente matando os humanos que defendessem os mutantes. No episódio 24, esses novos vilões estrearam também na série, onde, como era de se esperar, entraram em conflito com a Shinjinrui,o que fez com que Inazuman tivesse dois inimigos para combater ao invés de um. Pelo menos a rixa entre os dois imperadores do mal levou à destruição do Imperador Bamba, no episódio 25.

Para combater a Despair Army, portanto, Inazuman ganharia uma segunda série, chamada Inazuman Flash, exibida entre abril e setembro de 1974, também na TV Asahi, para um total de 23 episódios. Inazuman ganhou uma nova arma, parecida com um canivete, que lhe permitia lançar raios elétricos, e um novo parceiro, o agente da interpol Arai Makoto, secretamente um ciborgue, que possui motivos pessoais para combater a Despair Army. Inexplicavelmente, toda a Youth Corps sumiu da série, sem que nenhum de seus integrantes aparecesse em Inazuman Flash.

Para todos os efeitos, Inazuman e Inazuman Flash são cosideradas duas séries distintas, mas a continuidade das histórias - afinal, a Despair Army estreia no episódio 24 de Inazuman - e o fato de que o episódio 25 de Inazuman termina com o famoso tsuzuku ("continua") no canto inferior direito da tela faz com que muitos fãs e muitas fontes considerem tudo como uma única série de 48 episódios.

Após a estreia do tokusatsu, como era de seu costume, Ishinomori decidiu lançar também um manga de Inazuman, lançado com o nome de Mutant Sabu. O manga era muito mais parecido com o rascunho original de Mutant Z, com Inazuman - que agora se chamava Saburo Kazeda, apelido Sabu, daí o nome do manga - sendo um adolescente com poderes mutantes, que estudava em uma escola própria para adolescentes mutantes e eventualmente enfrentava mutantes malvados na companhia de seus amigos. O Inazuman do manga tinha asas e podia voar, mas Sabu ainda tinha de passar pelo estágio de Sanagiman antes de poder se transformar nele.


fontes: wikipédia, átomo.blogspot

ROBOT KEIJI K - 1973 ( ロボット刑事, Robotto Keiji )


Robot Keiji K (em japonês: ロボット刑事 Robotto Keiji) é um mangá de Shotaro Ishinomori, publicado na revista Shonen Magazine em 1973. Foi adaptado em uma série Tokusatsu pela Toei, rendendo 26 episódios e um filme. Sua temática é levemente inspirada pelo livro Eu, Robô, de Isaac Asimov, em um misto de ficção científica com Romance policial.

Exibido entre abril e setembro de 1973 na TV Fuji, o Policial Robô K (e esse K se pronuncia "kei") foi o primeiro herói a surgir na esteira de Kikaider, que estreou no ano anterior. Para quem não sabe ou não se lembra, Kikaider era praticamente o inverso dos demais heróis henshin, humanos ou alienígenas de aparência humana que se transformam para ganhar incríveis poderes: originalmente, ele era um androide de incríveis poderes, que se transformava para assumir aparência humana.

Um dia, o produtor Akira Hirayama procurou Ishinomori, criador de Kikaider, com uma proposta que expandiria esse conceito: um androide que não assumisse forma humana, mas simplesmente vestisse roupas para ocultar sua aparência, vivendo dentre os humanos sem que ninguém se importasse. Ishinomori gostou da ideia, e assim nasceu K.

Assim como outra criação famosa de Ishinomori, o Kamen Rider, a origem de K está diretamente ligada à organização criminosa que ele combate, chamada Bad. Diferentemente de outras organizações criminosas que planejavam dominar o mundo, a Bad visava simplesmente o lucro a qualquer preço, agindo com crimes como assalto, sequestro e extorsão, sempre tentando obter a maior quantidade de dinheiro possível. Apesar de seu poder, a Bad seria uma organização criminosa comum, se não fosse pelas habilidades de seu líder e fundador, Kirishima, um cientista brilhante da área de robótica. Graças a ele, a Bad se utilizava não de humanos, mas de robôs com características especiais adequadas ao tipo de crime que iriam cometer (os "Bad Robots"), bem como de ciborgues de aparência humana mas grande força, agilidade e velocidade, armados com metralhadoras e facas, que atuavam como capangas (os "Bad Agents").

Graças aos robôs e ciborgues dos vilões, a polícia não era páreo para a Bad, que expandia a cada dia seu império do crime, sem que os valorosos policiais japoneses pudessem fazer nada para impedir. Até que Saori, irmã de Kirishima, decidiu intervir. Também uma cientista brilhante da área da robótica, ela decidiu criar um androide superavançado, que combinava emoções humanas a uma força e inteligência sem comparação, além de esconder todo o tipo de arma em seu corpo. A esse androide ela deu o nome de K.

A princípio, K não era muito bem visto pela polícia, mas, conforme ia derrotando os agentes da Bad, passaria a ser mais respeitado, até que todos passaram a tratá-lo como igual. Como não tinha a capacidade de assumir forma humana, no dia a dia, fora das batalhas, K vestia uma calça comprida branca, um jaquetão vermelho, e sapatos, luva e boina amarela - aparentemente, Saori esqueceu de ensiná-lo a combinar roupas ao programá-lo. Quando chegava a hora da batalha, K arrancava sua jaqueta (e o resto da roupa sumia misteriosamente) para revelar seu corpo robótico, que além de ultrarresistente ainda escondia uma metralhadora, um rifle com mira telescópica, um radar, um monitor de TV, jatos nas pernas que lhe permitiam voar por um curto período de tempo, uma pistola que disparava água ou metal líquido, uma arma sônica, granadas, um detetor de metais, um lança-chamas, uma broca, uma serra e um lança-foguetes. Além disso tudo, K ainda tinha um golpe especial com a mão, parecido com aquele golpe de caratê que quebra tábuas, e o "Modo Blow Up", no qual seu corpo ficava vermelho, ainda mais resistente, e com acesso a dois lança-mísseis nos ombros e três lasers na cabeça.

Uma das características mais distintivas de K eram seus olhos, que mudavam de cor de acordo com sua emoção: normalmente, eles eram amarelos, e no Modo Blow Up eram prateados, mas quando K estava triste eles ficavam azuis, e quando estava zangado, vermelhos. Saori também construiu para ele um carro especial, chamado Joker, que possuía sua própria inteligência artificial, podia alcançar a velocidade de 500 Km/h, e ainda passar por pequenas transformações que lhe permitiam voar ou mergulhar a profundidades de até 300 metros. Saori residia em uma grande fortaleza em formato de estátua chamada, apropriadamente, Mother, para a qual K podia ser levado caso precisasse de reparos.

Dentre os aliados humanos de K estavam o Detetive Go Shinjo, primeiro a aceitar sua presença na polícia, e que acabaria se tornando seu parceiro; o informante Jihei Jigoku ("ouvidos do inferno"), que sempre tentava vender informações quentes para a dupla; e o Inspetor-Chefe Daizo Chiba, que relutou o quanto pôde a ter um robô sob seu comando, principalmente porque suas duas filhas eram apaixonadas por ele.

Robotto Keiji K teve 26 episódios e um filme para o cinema, que era uma espécie de resumo da série, com poucas cenas inéditas. Foi exibido no Havaí no final da década de 1970 com o nome de Robot Detective, pelo qual a série é mais conhecida fora do Japão. Além do tokusatsu, K teve um manga, também escrito por Ishinomori, publicado na Weekly Shonen Magazine no segundo semestre de 1973. Como de costume, o manga tinha várias diferenças em relação à série, a principal a de que o cérebro de K era orgânico, ou seja, ele era um ciborgue, não um androide. Vale citar como curiosidade que a organização criminosa liderada por Kirishima no manga se chamava RRKK, e a criadora de K se chamava Reiko, não Saori.


Até hoje, no Japão, K é um personagem muito famoso, tanto que de vez em quando surge um novo policial robô incapaz de assumir forma humana e que às vezes se veste com um jaquetão para homenageá-lo, como o Metal Hero Janperson; o lutador Q, de Street Fighter III; ou o policial Pero, do anime Metrópolis.

fontes : Wikipédia, atomo.blogspot.com

 

HENSHIN NINJA ARASHI - 1972 ( 変身忍者 嵐 )


Henshin Ninja Arashi (em japonês: 変身忍者 嵐) é um mangá e série tokusatsu criado pelo cartunista Shotaru Ishinomorii em 1972. A versão para TV possuí 47 episódios. O mangá existe em três versões diferentes, o original de Ishinomori, Shin Henshin Ninja Arashi e Henshin Ninja Arashi Gaiden, de Ken Ishikawa.

História

Durante os primeiros anos do período Edo (1630~1868), um clã ninja conhecido como Chiguruma Tou arma um golpe político a fim de saciar sua fome por poder. Liderado por uma figura ameaçadora conhecida como Majin Sai, eles tem planos de tornar-se a supremacia máxima do regime feudal japonês, mesmo que pra isso tenham de utilizar dos meios mais sujos e inescrupulosos possíveis.
Um de seus mais habilidosos membros chama-se Hayate. Hayate acredita que o Chiguruma Tou é um clã nobre e suas intenções são boas. Entretanto, não imaginava estar envolvido em meio a tramas tão sinistras.
O pai de Hayate, Tani no Majyu (um dos membros reais honorários do Chiguruma Tou) descobre e desenvolve através de pergaminhos antigos, uma técnica chamada “Ninja Henshin Jitsu”, que possibilita ao homem transforma-se nos poderosos “Keshin Ninja” (Ninjas espirituais) utilizando seus próprios poderes místicos existentes dentro de si. Majin Sai pretende se apoderar desta técnica para que assim possa tomar posse do Chiguruma Tou e fazer de seus guerreiros invencíveis. Tani no Majyu resiste em entregar os segredos de sua técnica a Majin Sai, pois acredita que se caído em mãos erradas, poderá ser de conseqüências devastadoras para o Japão. Majin Sai então envia um de seus " Youkai Ninja" (Ninjas sobrenaturais) para roubar os segredos da técnica. Durante esse processo, Tani no Majyu é assassinado, mas antes revela os segredos de sua técnica a seu filho Hayate. Em busca de vingança pela morte de seu pai e contra o clã ao qual dedicou sua lealdade durante todos esses anos, Hayate usa de sua recém-adquirida descoberta para manifestar os poderes místicos ocultos em si na forma do poderoso ninja Arashi!

SPIDER MAN TOKUSATSU - ABERTURA


HENSHIN HERO

HENSHIN NINJA ARASHI - 1972

CHOUJIN BAROM 1 - 1972

AI NO SENSHIN RAIBOWMAN - 1972

KAIKETSU LIONMARU - 1972

TRIPLE FIGHTER - 1972




JINZOU NINGEN KIKAIDER - 1972

TOTSUGEKI HYUMAN - 1972

INAZUMAN - 1973

TETSUJIN TIGER SEVEN - 1973

ROBOT KEIJI K - 1973

FUUN LIONMARU - 1973

SHIRO JISHI KAMEN - 1973

DIAMOND EYE - 1973

DENJIN ZABORGER - 1974

SEIGI NO SYMBOL CONDORMAN - 1975

AKUMAIZER 3 - 1975

CHOUJIN BIBYUUN - 1976

UCHUU TETSUJIN KYODAIN - 1976

NINJA CAPTOR - 1976

THE KAGESTAR - 1976

ENBAN SENSOU BANKID - 1976

BATTLE HAWK - 1976

PRO-WRESTLING STAR AZTEKAIZER - 1976

KAIKETSU ZUBAT - 1977

UFO DAISENSOU RED TIGER - 1977

SPIDER-MAN - 1978

SEIUN KAMEN MACHINE MAN - 1984


KYODAI KEN BYCROSSER - 1985

DEN-NOU KEISATSU CYBERCOP - 1989

CHOKOU SENSHI CHANGERION - 1996

SHICHISEI CHOUJIN GUYFERD - 1996

INSECTOR SUN - 1999

MAJIN KISHI JACK GEIST - 2001

CHOU SEISHIN GRANSAZER - 2003

EVOLVER - 2004

GEN SEISHIN JUSTIRIZERS - 2004

KIBA OOKAMI GARO / OGON KISHI GARO - 2005

MADAN SENKI RYUKENDO

CHOU NINJA TAI INAZUMA - 2006