Pesquisar este blog

ULTRAMAN (ウルトラマン - Urutoraman - 1966 )


Quando o especialista em efeitos especiais da Toho, Eiji Tsuburaya, fundou a produtora Tsuburaya Productions, logo quis trabalhar em algo mais que títulos para o cinema, como Godzilla, e empenhou-se em realizar séries para à telinha. Ultra Q, em 1966, foi o primeiro trabalho da Tsuburaya Productions, feito para a rede TBS. O projeto seguinte, já com a experiência adquirida com programas de televisão, foi realizado com um pouco mais de capricho. Surgia assim a série Ultraman, que estreou no dia 17 de julho de 1966.
Ultraman foi uma das mais marcantes séries de tokusatsu e um dos primeiros seriados de super-herói exibido a cores pela televisão japonesa. O seu sucesso foi tão grande que acabou gerando uma franquia de série e filmes que perdura até os dias atuais. Ultraman é bem mais que um seriado para os japoneses. O herói acabou se tornando um fenômeno cultural do povo nipônico.
Apesar da enorme audiência, Ultraman foi cancelado porque o estúdio Tsuburaya Productions tinha muitas dificuldades em entregar os episódios no prazo certo para exibição na emissora TBS. Mas a série também foi um laboratório para uma jogada mais arrojada do estúdio, a cultuada série Ultra Seven.

A produção foi carregada de de problemas, um deles o orçamento curto disponibilizado, que fazia a equipe de  Tsuburaya encontrar sempre alternativas criativas e baratas para viabilizar a série, reutilizando as roupas de monstros em vários episódios, e resgatando algumas da série Ultra Q.
 Hajime Tsuburaya, filho do criador do herói, foi o principal diretor de Ultraman, sendo responsável, entre outros, pelo primeiro e último episódios. O ator Sussumu Kurobe voltaria ao papel de Hayata em duas ocasiões: uma vez em O Regresso de Ultraman (de 1971) e outra na série inédita no Brasil Ultraman Taro (de 1973).

A HISTÓRIA

Há muitos anos atrás, o sol de Nebula M78 explodiu, causando o fim do planeta Ultra. Mas Ultra King, um cientista do planeta, conseguiu salvar alguns habitantes. Ele também construiu um sol artificial chamado Plasma Spark. Graças a este sol, o povo de Ultra passou a ter super poderes. Mas uma raça alienígena do planeta Empera resolveu atacar o planeta dos Ultra, o que levou o Ultra-Father a reunir um grupo de guerreiros. Depois da guerra, os Ultra criaram um polícia intergaláctica, para impedir que outros planetas fossem atacados.
Perseguindo o monstro fugitivo Bemlar na Terra, o vigilante espacial Ultraman acidentalmente provoca a queda do avião pilotado pelo agente Hayata, da Patrulha Científica (S.I.A.). Para restaurar a vida do humano, Ultraman se une a Hayata, concentrando sua matriz energética na Cápsula Beta. Ao ser ativada por Hayata, a Cápsula o transforma em Ultraman. Dessa forma, Ultraman, além de salvar a vida de Hayata, pôde permanecer oculto na Terra para defender a humanidade contra monstros e invasores do espaço.
Ultraman, era dotado de alguns poderes que o auxiliavam nessa missão. Entre eles: o Spacium Ray, uma energia do espectrum que o herói aplicava cruzando o braço esquerdo com o direito;  a Lamina Ataque, onde o herói lança uma lâmina capaz de cortar até o aço; Anéis, usado em situações de emergência; além disso pode lançar água, possui um farol detector para encontrar objetos camuflados, tem super força, pode voar e pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal. Apesar disso, o herói chegou muitas vezes perto da morte, esse estado é indicado pelo Timer Colorido, uma luzinha que fica piscando contando os minutos finais do herói.
Após diversas batalhas, Ultraman é alvo de um plano de ataque dos aliens Zetton. Derrotado pelo Dinossauro Espacial Zetton (ou Z-Ton), Ultraman foi levado por Zoffy de volta a M-78 para ser reenergizado. Separado de Hayata para tal, o herói promete retornar para buscar o amigo, já que é sua energia que mantém o humano vivo.





A PRODUÇÃO

 
Eiji Tsuburaya e elenco

Quando Eiji Tsuburaya resolveu produzir um novo herói para à televisão, logo se cercou dos profissionais mais eficientes de entretenimento televisivo na época. Inicialmente a equipe de produção batizou o projeto de Woo, e o herói ganhou traços que mais lembravam um monstro, ainda inspiração dos filmes feitos por Tsuburaya. Durante a pré-produção o herói foi rebatizado ainda algumas vezes, sendo chamado de Bemlar, Redman até chegar ao nome que conhecemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário