Pesquisar este blog

UCHUU TETSUJIN KYODAIN (宇宙鉄人キョーダイン) 1976



Mais uma criação de Shotaro Ishinomori, Homens de Ferro do Espaço Kyodain, estreou em abril de 1976 no canal TBS, famoso por exibir as séries do Ultraman, e que, quase dez anos antes, tinha exibido outra série da Toei, Captain Ultra. Durou 48 episódios e um filme, e se tornou famoso pelas fantasias exóticas dos heróis e vilões, bem como por sua edição: as cenas de luta alternavam ângulos de visão em velocidade quase epiléptica, e a câmera fazia experimentos como mostrar uma determinada cena pela visão do monstro.

A história de Kyodain começa com a chegada à Terra do império maligno de seres mecânicos oriundos do planeta Dada. Eles planejam dominar nosso planeta, mas não possuem tecnologia suficiente para tanto. Logo, eles tramam um plano bizarro: sequestram o cientista Dr. Hayami e seus dois filhos, e o obrigam a aperfeiçoar sua tecnologia. Quando todas as armas dos Dada estão devidamente atualizadas, eles retornam à Terra, buscando efetivar seus planos de dominação.


Quando retornam, entretanto, os Dada se deparam com dois robôs desconhecidos, Skyzel e Groundzel, que frustram seus planos. Esses robôs, conhecidos como Kyodain, foram criados em segredo pelo Dr. Hayama, que lhes deu a personalidade de seus dois filhos sequestrados, Jouji e Ryouji. Dotados de poderosas armas e de um grande senso de justiça, os Kyodain têm como missão não somente rechaçar as investidas dos Dada, mas também proteger o filho mais novo do Dr. Hayama, Kenji, que passa a ser visado pelos vilões para uma nova chantagem.

Skyzel é o robô vermelho, possui a personalidade do filho mais velho do Dr. Hayama, Jouji, e tem a habilidade de se transformar em um jato. Adequadamente, suas armas incluem mísseis e metralhadoras daquelas também presentes em jatos. Já Groundzel é azul, possui a personalidade do filho do meio, Ryouji, e a habilidade de se transformar em um carro, armado com mísseis e foguetes antiaéreos.

Antes da chegada de Skyzel e Groundzel, Kenji Hayama já possuía um robô guarda-costas, Gonbesu. Com a habilidade de separar a cabeça do corpo, com a cabeça se transformando em um disco voador e o corpo em uma bola de boliche gigante, Gonbesu protege Kenji enquanto os Kyodain enfrentam os vilões, sendo mais um coadjuvante do que um membro da equipe.

Os Dada são uma raça de robôs sencientes vindos de um planeta na constelação de Escorpião. Seu líder é Goblin, um robô enorme e extremamente poderoso. Seu braço direito e consorte é Goblin Queen, uma robô feminina que pode assumir mais de cem formas humanas diferentes, e chega até mesmo a se infiltrar na Força de Defesa Terrestre. Os monstros da semana são robôs temáticos, comandados por cinco generais que nasceram dos dedos de Goblin: Desgatta comanda robôs armados com espadas e outras armas brancas, Desgrain comanda os que possuem aparência de vegetais, Desgatling aqueles que têm aparência de animais, Desbaikin comanda robôs que possuem poderes relacionados às bactérias, e Desflash comanda robôs com poderes elétricos.

Kyodain não fez muito sucesso quando foi exibido, nem chegou a se tornar muito famoso, mas hoje é uma espécie de cult, principalmente devido à edição bizarra e e à atmosfera surreal dos episódios. Bonequinhos dos estilosos robôs da série são produzidos até hoje, e bastante prezados por colecionadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário