Pesquisar este blog

NINJA CAPTOR - 1975


Em 1975, Ishinomori e a Toei criariam um seriado de imenso sucesso, que ofereceriam à TV Asahi, chamado Himitsu Sentai Go Ranger. Go Ranger foi o primeiro seriado de sentai produzido, dando origem à mais bem sucedida das franquias da Toei. Go Ranger fez um sucesso monstruoso, que garantiu sua exibição por dois anos e 84 episódios.
No meio de todo esse sucesso, a TV Tokyo, um dos poucos canais japoneses que jamais haviam exibido um tokusatsu da Toei, procurou a produtora, querendo um seriado similar. Como a franquia sentai ainda não existia, um "seriado similar" seria simplesmente um tokusatsu no qual uma equipe de heróis coloridos enfrentava monstros malignos temáticos. A Toei atendeu o pedido, e assim nasceu Ninja Captor.

É importante dizer que Ninja Captor não é considerado um sentai, apesar de ter todos os elementos característicos de um (exceto o robô gigante, que só estrearia em Battle Fever J, o terceiro sentai produzido, de 1979). A razão para isso é bastante simples: a Toei só considera como sentai seriados exibidos na TV Asahi, e Ninja Captor foi exibido na TV Tokyo. É o mesmo motivo pelo qual, por exemplo, Machineman não é considerado um Metal Hero.

Curiosamente, uma das razões pelas quais Ninja Captor seria tão parecido com um sentai é o fato da série ter sido criada por Saburo Hatte, que na verdade não é uma pessoa, mas um pseudônimo para uma equipe de quatro roteiristas da Toei (hatte significa "oito mãos"). Os membros dessa equipe mudariam de vez em quando, mas ela seria a responsável pela criação de todos os seriados de sentai a partir de Battle Fever J - Go Ranger e JAKQ foram criações de Ishinomori. Em outras palavras, Ninja Captor foi a primeira tentativa de Saburo Hatte para estabelecer a fórmula que seria usada desde 1979 na maior franquia da Toei.


Diferentemente dos sentai, que costumam ser uma equipe de cinco, os Ninja Captor são uma equipe de sete. O líder é Daisuke Izumo, também conhecido como Fire Shinobu Captor 7, de uniforme vermelho e poderes baseados no fogo. O mais jovem da equipe é Keita Izumi, de 15 anos, o Wind Shinobu Captor 6, de uniforme verde e poderes baseados no vento. O Gold Shinobu Captor 5, com poderes baseados nos metais e uniforme amarelo, atende pelo nome de Noboru Ooyama, e é também o mecânico da equipe. Com poderes baseados na terra, Dan Kurokawa é o Ground Shinobu Captor 4, de uniforme marrom. A única mulher da equipe é a Flower Shinobu Captor 3, de uniforme rosa e poderes baseados nas flores, manto vestido por duas moças diferentes: originalmente, a Captor 3 era Maria Sakurakouji, que no episódio 26 decidiu ir estudar no exterior, sendo substituída por Miki Tendou. Completam a equipe Sakou Shinjou, o Water Shinobu Captor 2, de uniforme azul e poderes baseados na água, e Saburoubee Fukuro, o Thunder Shinobu Captor 1, de uniforme laranja e poderes baseados na eletricidade, também o mais velho da equipe, com 45 anos. Tirando Captor 6 e Captor 1, os demais membros têm idades entre 17 e 23 anos.

Os Ninja Captor foram reunidos com a missão de deter o Clã Fuuma, um grupo de ninjas malignos que pretende dominar o Japão. Quem reuniu os heróis foi Mujin Tendou, ex-membro do Clã Fuuma, avô de Miki e professor de Daisuke, Dan, Sakon e Maria. Daisuke, aliás, também era membro do Clã Fuuma - um de seus melhores guerreiros, inclusive - e foi convencido por Mujin a mudar de lado. Outros aliados dos Ninja Captor são Shirakumo Togakushi, que atua como o comandante da equipe; os policiais Kageyama, Sanada e Hattori; e os Junior Captor, uma equipe de sete crianças (Oomori, Kudo, Yamahara, Ito, Imura, Taki e Ayame) que aparentemente moram com eles na base e pensam que são uma versão mirim da equipe principal - algo que também estaria presente em muitos sentai.

Cada Ninja Captor tem de três a sete armas e ataques que fazem uso de seu poder personalizado - Captor 7, por exemplo, pode lançar uma shuriken de fogo, enquanto Captor 4 pode criar terremotos batendo com um bastão no chão. Os sete podem também combinar seus poderes em ataques mais poderosos, sendo o mais poderoso de todos a Captor Tower, usada para destruir os monstros da semana. Seus veículos são um carro para oito chamado Captor Car e uma mistura de avião com helicóptero chamado Heli Captor.

O Clã Fuuma é liderado por Retsufuu Fuuma, um espírito maligno do vento. Cada Fuuma pertence a um de quatro "subclãs", e é representado no castelo de Retsufuu Fuuma por uma vela colorida: os Oni Shitennou são descendentes de demônios, representados por velas vermelhas; os Ayakashi Jouja são descendentes de humanos, representados por velas verdes; os Juusan Ninja, os mais numerosos, são híbridos de humanos e demônios, representados por velas brancas com listras pretas; e os Go Doujin, apenas cinco, são os Fuuma originais, mais poderosos e representados por velas douradas. Toda vez que um Fuuma morre, a vela que o representa se apaga. Assim como em Go Ranger, os monstros da semana - que pertencem todos a um desses quatro subclãs - não são propriamente monstros, mas ninjas estilizados. Os Fuuma possuem ainda um exército de Shimooshi, os soldados furrequinhas que apanham dos Ninja Captor a cada episódio, e que não são representados por velas.

Ninja Captor teve 48 episódios, apresentados na TV Tokyo entre abril de 1976 e janeiro de 1977, mais um filme para o cinema, que era uma versão incrementada do episódio 5. Embora tenha ficado pouco famosa, foi uma série de bastante sucesso, o que agradou a TV Tokyo, e a levou a encomendar mais uma à Toei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário