Pesquisar este blog

CYBERCOPS ( 電脳警察サイバーコップ, Dennō Keisatsu Saibākoppu) 1988

Cybercop, os Policiais do Futuro (em japonês: 電脳警察サイバーコップ Dennō Keisatsu Saibākoppu) é uma série tokusatsu japonesa exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete no início dos anos 90 ficando no ar até a metade da mesma década conquistando ótimos indices de audiência. Mais tarde foi reprisada pela CNT. A série foi produzida pelos estúdios Toho, sendo exibida originalmente no Japão pela NTV entre 1988 e 1989.

Em 1999, o esquadrão especial da polícia de Tókio conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero) cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops passam a combater a organização criminosa Destrap (Death Trap, no original) liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.

PERSONAGENS




  • Shinya Takeda/Júpiter (em japonês: 武田 真也/ジュピター Takeda Shinya/Jupitā?): Takeda foi encontrado pela Interpol junto da unidade Júpiter durante uma tempestade elétrica. Ele começa a série desmemoriado, e ficará sabendo mais tarde que veio do século XXIII, numa época em que as máquinas da Destrap dominavam o mundo, no qual seu codinome era Z226 (em japonês: ゼット ダブルツー シックス Zetto Daburu Tsu Shikkusu?). Também terá seu passado ligado ao do misterioso Lúcifer e ao do Barão Kageyama, líder da Destrap. Quando se encontra em situação de perigo, Takeda pode invocar, de outra dimensão, uma misteriosa energia chamada Cyber-Força junto com uma arma poderosíssima chamada Cyber Thunder Arm e também o "Cyber Escudo". Fora destas situações, Takeda gosta de usar a arma-padrão Cyber Discrusher e o Cyber Trishot.










  • Akira Hōjō/Marte (em japonês: 北条 明/マーズ Hōjō Akira/Māzu?): Líder dos Cybercops. Chamou a atenção do público por ser um herói de personalidade muito complexa: ranzinza, mal-humorado e brigão, mas com uma coragem e uma determinação fora do comum. Akira tem um passado bastante difícil. Ainda garoto, viu seu pai se suicidar após ser demitido de uma firma de computadores. Para se vingar da empresa, Akira usou seus conhecimentos em informática para se infiltrar no computador da firma e levá-la à ruína. Quando o Capitão Oda, líder do ZAC, soube disso, levou Akira para a academia de polícia, onde seu senso de Justiça poderia ser melhor aproveitado. A unidade Marte, preparada para ser usada com armas de impacto e destruição, porém sua blindagem é mais fina, possui nas pernas hastes que ajudam a fixar e a suportar o "coice" de armas mais potentes. Suas armas favoritas são o Cyber Mega-Storm, Cyber Fire-Slugger, Cyber Arma #004 - Cyber Volt Winder e o Cyber Rock Buster.










  • Ryōichi Mōri/Saturno (em japonês: 毛利 亮一/サターン Mōri Ryōichi/Satān): Brincalhão, bem humorado e mulherengo, Ryouichi é o piadista do grupo. Está sempre tentando acalmar os ânimos e dando em cima de todas as mulheres, não importa se sejam solteiras, noivas, ou casadas. Comenta-se que é para disfarçar a preocupação que sente pelos quatro irmãos menores, deixados com os tios após a morte de seus pais. A unidade Saturno é equipada com diversos tipos de radares e sensores, capazes de captar calor, ondas de rádio, metais, além de possuir raio-x e visão infravermelha. No entanto, mesmo protegendo com grande margem de segurança o corpo do policial Ryouichi, a unidade Saturno possui a blindagem menos espessa e, por isso, mais vulnerável a ataques. As armas favoritas de Saturno são o Cyber Try-Shot e o Cyber Discrusher.















  • Osamu Saionji/Mercúrio (em japonês: 西園寺 治/マーキュリー Saionji Osamu/Mākyurii): Tímido e determinado, Osamu é do tipo "come-quieto", e dos cinco, o que menos aparece na série. Seu irmão foi um policial morto no cumprimento do dever. Após sua morte, Osamu decidiu estudar muito, superar seu irmão e cumprir o sonho dele. Sua mãe nunca gostou muito da idéia, mas acabou aceitando. A unidade Mercúrio é a mais leve e rápida das quatro, ideal para missões que exijam velocidade e precisão. As armas favoritas de Osamu são a Cyber Slash-Caliber e a Cyber Mega Storm.
















  • Tomoko Uesugi (em japonês: 上杉 智子 Uesugi Tomoko): Seria a Cybercop Vênus, mas por problemas financeiros, sua unidade nunca foi construída. Ajuda os quatro Cybercops em suas missões. É o coração da equipe. Muito enfezada e determinada, abriu os olhos do grupo em diversas situações, e protagonizou vários episódios. Tem participação chave em vários momentos da série e é apaixonada por Takeda/Júpiter e por amor o acompanha ao século XXIII.











  • Lucifer (em japonês: ルシファー Rushifā, 16-34): Também vindo do futuro, como Takeda e Kageyama, acaba se aliando à Destrap como uma espécie de freelancer, por acreditar que Takeda é o traidor que sabotou o plano de destruição da Torre Babilon no futuro e causou a morte de seus companheiros. Após dar muito trabalho aos Cybercops, descobre que as provas da traição de Takeda foram forjadas pelo Barão Kageyama, que era o verdadeiro traidor. A partir daí, passa a ajudar os heróis sempre que eles se encontram em dificuldades. Sendo uma unidade futurista, a unidade Lúcifer é muito mais forte, resistente e bem equipada do que a dos outros Cybercops. Ao contrário deles, não precisa de uma cabine de Cyber-transformação, invocando sua armadura através de um misterioso vórtice temporal, pelo mesmo meio usado por Takeda/Jupiter usa para chamar seu Cyber Thunder Arm. A unidade é equipada com um par de pistolas, as Impulse Magnum (em japonês: インパルスマグナム Inparusu Magunamu), um par de canhões denominados Canhões Pulsar (em japonês: パルサーカノン Parusā Kanon) e o poderoso Cyber Gravitador (em japonês: サイバーグラビトン Saibā Gurabiton), a última arma de Lúcifer. Ele pode ainda invocar, pelos mesmos meios, o canhão voador Gigamax (em japonês: ギガマックス Gigamakkusu). O verdadeiro nome de Lúcifer nunca foi revelado.

    Barão Kageyama




    Barão Kageyama (em japonês: 影山バロン Kageyama Baron): Vindo do futuro juntamente com Júpiter e Lúcifer, tem como objetivo o controle da Terra pelos computadores antes que os humanos a destruam. Frio, insensível e calculista, não mede esforços para conseguir seus objetivos, mesmo que tenha que machucar quem quer que seja, e por essa razão, muitos fãs o consideram como um dos maiores vilões do tokusatsu.











    Fuhrer (em japonês: フューラー Fyūrā?): Supercomputador criado pelo Barão Kageyama. É o vilão-mor durante toda a série, para no decorrer dos eventos se revelar como apenas um fantoche. Era uma forma de Barão Kageyama ter controle total da Destrap sem a necessidade de se expor. No final, é fusionado com Kageyama para a última batalha contra os heróis.

    Madame Durwin

    Madame Durwin (em japonês: デューイン女史 Dūin Joshi?, 1-33): Cria e controla os robôs Harkos, que têm em comum a blindagem branca e o fato de serem usados em missões que exigem maior precisão. Assim como Einshtein e Ploid, Durwin é uma ciborgue criada por Kageyama para servir aos propósitos da organização. Nos últimos episódios, descobre a verdade e se volta contra seu criador, sendo destruída por ele, não antes de avisar Luna que o mesmo planeja explodi-la junto com o trem expresso.



    Dr. Einshtein


    Doutor Einshtein (em japonês: エインシュタイン博士 Einshutain Hakase, 1-24): Especializado em "teoria superfísica", cria e controla os robôs Ominus, que têm em comum a blindagem preta e o fato de serem usados em missões que exigem maior poder de destruição. Morre no episódio 24, após ser atingido por uma pedra na cabeça e soterrado em decorrência da destruição da primeira base da Destrap.





    Professor Ploid
    Doutor/Professor Ploid (em japonês: プロイド博士 Puroido Hakase, 1-33): Cria e controla os Garogas, pequenos robôs usados para dominar máquinas e mentes, como a do dragão Orion no episódio 12. Constrói também alguns andróides com poderes variados, como os do episódio 23 (Andróide Lutador) e 31 (Andróide Snooker). No final, Ploid morre após lutar com Saturno e Mercúrio e descobrir que é um robô (Mercúrio menciona que o verdadeiro professor Ploid, cujo nome verdadeiro era Arthur C. Ploid, faleceu em 1939).


    Luna, a Rainha das Bestas (em japonês: ビーストマスタールナ Biisuto Masutā Runa?, 25-34): Irmã de Eishtein, surge no episódio 25 para substituí-lo e vingar sua morte. Mas no meio da missão,acaba se apaixonando por seu inimigo,o líder dos Cybercops Akira.Por causa desse amor, desiste da vingança,trai a Destrap e entrega sua vida. É a antítese de seus colegas: prefere se fantasiar de vilã típica de seriados japoneses a adotar uma postura sisuda de cientista, se autodenominando "Rainha das Bestas". Passa a controlar os Ominus construídos pelo irmão, além de seus quatro guerreiros guarda-costas chamados coletivamente de "Anel Negro" (Shitenou, no original). Luna também é uma andróide criada por Kageyama, e foi destruída logo após a fusão deste com o computador Führer, quando morre para salvar Akira.A cena de sua morte foi uma das mais comoventes de séries tokusatsus.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário