Pesquisar este blog

JIBAN (機動刑事ジバン Kidō Keiji Jiban ) - 1989


Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン Kidō Keiji Jiban ) uma série tokusatsu da franquia Metal Hero, produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990.
Considerado por muitos como uma cópia do Robocop (o que não está tão longe assim da verdade, embora "homenagem" seja um termo mais bonito), o Detetive Móvel Jiban foi a aposta da Toei para o Metal Hero de 1989. Embora não tenha feito um sucesso tão grande quanto Jiraiya, Jiban acabou acidentalmente criando um novo estilo de Henshin Hero, que viria a substituir os próprios Metal Heroes.



Tudo começa quando o Dr. Igarashi, renomado cientista, e sua neta Ayume são atacados por um monstro Bionoid. Os Bionoids são criações da empresa Bioron (que aqui no Brasil virou algo como Baiolon), que planeja destruir todos os humanos do Japão, substituindo-os por formas de vida mais avançadas. O Bionoid estava atrás do Projeto Jiban, nova criação de Igarashi, através do qual um humano comum poderia ser transformado em um ciborgue superpoderoso. Durante o ataque, surge o policial Naoto Tamura, que consegue deter o Bionoid, mas é morto durante a luta. Vendo a bravura do jovem, o Dr. Igarashi decide utilizar seu cadáver para o Projeto Jiban. Antes que Jiban possa ser ativado, porém, o Dr. Igarashi morre, e a verba para o projeto é cortada.

Os ataques de Bioron se intensificam, e a polícia não tem condições de deter os terríveis Bionoids. Ayume, sabendo que Jiban seria o único capaz de tal feito, decide ativá-lo. Mesmo confuso por ter ressucitado como um ciborgue, Naoto aceita sua missão, e passa a combater Bioron como Jiban, ao mesmo tempo que atua como policial para preservar sua verdadeira identidade.

Naoto pode se "transformar" em Jiban e de volta em humano conforme sua vontade (aparentemente, o Dr. Igarashi era mais competente que a OCP). Na forma de Jiban, ele conta com três veículos, a moto Bikan, a nave Spiras e o carro Lezon. Suas principal arma é a pistola Maxmillion Gun, capaz de se transformar na espada Maxmillion; mas ao longo da série Jiban ganha muitas outras. Jiban tem ainda dois robôs ajudantes, Boris e Halley. Como Naoto, ele conta com a ajuda de seus colegas policiais, mais notadamente sua parceira Yoko Katagiri, o chefe Kyoshiro Muramatsu, e a Comissária Samantha (que no original japonês se chamava Bando).

A organização Bioron é liderada pelo cientista Jean Marie (que no original se chamava Dr. Giba), aparentemente humano, mas na verdade um monstro resultado de uma experiência malsucedida do Dr. Igarashi. Roubando planos de Igarashi, Jean Marie conseguiu criar duas ajudantes para si, Marsha e Kanon, também possuidoras de duas formas, humana e monstruosa. O próximo passo foi criar os Bionoids, terríveis monstros de engenharia genética, e principais armas da Bioron na execução de seu plano maligno. No episódio 17, Jean Marie consegue criar um ciborgue superpoderoso, Madogarbo, que chega a derrotar Jiban em uma luta, e assumir sua identidade por uns tempos. No episódio 28 ainda surge uma nova vilã, a Rainha Cosmos, uma alienígena que pretende destruir todos os homens da Terra, para criar um império só de mulheres.

Jiban teve 52 episódios e um filme para o cinema. Sob o nome de Policial de Aço Jiban, foi exibido no Brasil no início da década de 90, pela Rede Manchete. Os últimos episódios, porém, jamais foram exibidos por aqui.


Doutor Jean-Marie - Chefe da organização criminosa Biolon, nasceu com o nome de Gibanóide da poluição de produtos químicos da empresa do Dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de biotecnologia.




Madogarbo - A maior criação do Doutor Jean-Marie. Seu nome completo é Cyborg Jiban Killer Madogarbo, mas é chamada apenas de Madogarbo. Ela é um monstro bionóide poderoso, construída de metal e carne, e tem praticamente todas as habilidades de Jiban, pois foi construída através de suas células.



Nenhum comentário:

Postar um comentário