Pesquisar este blog

CONDORMAN - 1975



Destoando um pouco dos demais heróis de hoje (e da Toei), Condorman não foi uma criação de Ishinomori, mas de Kohan Kawauchi, criador de quatro heróis superclássicos: Gekko Kamen, o primeiro seriado de tokusatsu da TV japonesa; Nanairo Kamen, primeiro tokusatsu da Toei; e dois heróis de muito sucesso produzidos pela Toho, Rainbowman e Diamond Eye. Foi justamente o sucesso desses dois heróis, exibidos na TV japonesa respectivamente em 1972 e 1973, que levou o produtor Akira Hirayama a convidar Kawauchi a criar um novo herói para a Toei.


O jovem Ishin Mitsuya era membro da NGO, uma organização internacional devotada a manter a paz em todo o planeta. Um dia, ele foi enviado para uma missão nos Estados Unidos, onde deveria deter um grupo terrorista que tentava assassinar um político. Durante a missão, Mitsuya e os terroristas se depararam com um raríssimo Dragão Condor, que tentava proteger seu ovo. Os terroristas atacaram o dragão, mas Mitsuya o protegeu, infelizmente morrendo no processo. Em agradecimento, o dragão pediu ao mago Taba Roujin, que morava ali perto e era seu amigo, para fundir o corpo de Mitsuya ao dragãozinho que nasceria do ovo. Através dessa fusão, Mitsuya ressucitou, ganhou incríveis poderes, e se transformou no Símbolo da Justiça Condorman.

Ou quase. O Mitsuya ressucitado não é o mesmo Mitsuya morto, e sim o espírito do Dragão Condor vivendo em seu corpo. Por causa disso, ele não possui nenhuma memória de sua vida, e, ao retornar ao Japão, não reconhece sua família e colegas de trabalho. Taba, então, passa a agir como uma espécie de mentor, guiando-o nessa nova vida e ensinando-o a usar seus poderes para o bem.


O que será bastante necessário, já que os terroristas que a NGO perseguia não eram humanos, mas monstros nascidos das emoções negativas da humanidade, capazes de assumir aparência humana e devotados a mergulhar nosso planeta no caos. Somente Condorman consegue identificar os monstros disfarçados, através de seu poder Condor Eye. Suas armas na batalha eram as adagas Condor Arrows, em formato de penas, que arremessava, e os golpes especiais Condor Hurricane, Condor Thunder e o poderoso soco Shocker Punch, com o qual destruía os monstros. Mais para o final da série, Condorman ganha também a habilidade de voar e a capacidade de se transformar em um dragão, que cospe fogo e tudo.

Além desses incríveis poderes, Condorman possuía um carro, o Golden Condor, que tinha um bico no lugar do capô, podia voar e disparar um raio de calor de seus faróis. Finalmente, Condorman possuía a habilidade de se comunicar com os pássaros, entendendo o que eles diziam e podendo conversar com eles, além de poder estabelecer um elo mental com um pássaro qualquer, através do qual podia enxergar através dos olhos do pássaro em questão.

Enquanto não estava sob a forma de Condorman, Mitsuya ficava com sua família, que não se conformava com sua amnésia e fazia todo o possível para ajudá-lo. A família era composta de seu pai, Gentaro, sua mãe, Tamiko, sua irmã caçula, Yoko, seu irmão mais velho, Ken, e sua cunhada Makoto, esposa de Ken. Ken era o membro mais atuante da família, pois era um repórter, sempre em busca de novas notícias sobre Condorman e os monstros, normalmente em companhia de sua assistente e fotógrafa Maki Oomaeda. Outros personagens de destaque eram a namorada de Mitsuya, Sayuri Terada; Ishimatsu Iwata, um rapaz que trabalhava no mercadinho de propriedade da família Mitsuya; e um grupo de sete crianças conhecidas como Condor Jr. (Nobuyuki, Toru, Hiroshi, Shimizu, Terashima, Takeda e Akemi), para os quais Condorman deu penas douradas com as quais poderiam chamá-lo em caso de emergência. Os Condor Jr. atuavam como detetives mirins, às vezes ajudando Condorman, às vezes tendo de ser salvos por ele por enfiarem o nariz onde não deviam, e normalmente estando sob a guarda de Makoto.

Os monstros que atuavam como vilões da série eram conhecidos simplesmente como Família Monstro (monsuta ichizoku no original). Seu líder era King Monster, nascido da ganância da humanidade. King Monster tinha três rostos, um azul, um amarelo e um vermelho, além de enormes chifres e um terceiro olho no rosto azul, com o qual podia lançar raios mágicos. Sua base de operações era no Empire State Building, de onde enviava seus asseclas, disfarçados de humanos, para espalhar o terror pelo planeta. Outros monstros de destaque eram o cientista Madosaienda, o assassino profissional Gamma Dan e o general Red Batton, que comandava os Gokibura, soldados da Família Monstro que se pareciam com baratas gigantes.

Condorman teve 24 episódios, exibidos entre março e setembro de 1975 na TV Asahi, além de um filme para o cinema, que, assim como o de K, era uma espécie de resumo da série.




Nenhum comentário:

Postar um comentário