Pesquisar este blog

METALDER - CHOUJINKI METALDER ( 超人機メタルダー, Chōjinki Metarudā ) 1987


Choujinki Metalder (em japonês: 超人機メタルダー Chōjinki Metarudā, traduzido como Super Humano Máquina Metalder, e lançado no Brasil sob o título Metalder, o Homem Máquina) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertence à franquia dos Metal Hero. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 16 de março de 1987 e 17 de janeiro de 1988, totalizando 39 capítulos e um longa-metragem. Foi exibida no Brasil de 2 de abril a 21 de dezembro de 1990 pela Rede Bandeirantes. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Spielvan e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.


Depois de Spielvan, a Toei decidiu apostar em Metal Heroes diferentes, sem nada que lembrasse os Detetives Espaciais. O primeiro deles foi o Super Homem-Máquina Metalder, que, na verdade, era uma homenagem a um antigo herói da Toei, o robô Kikaider (caso alguém esteja interessado, kikai significa "maravilhoso", e esse der vem de rider, "cavaleiro" em inglês, termo que os japoneses adoram atribuir a seus heróis, mesmo que eles não tenham cavalos). Existem muitas semelhanças entre as séries de Kikaider e Metalder (ambos, inclusive, têm metade do corpo azul e a outra vermelha), mas Kikaider não possuía "forma humana".

A história de Metalder começa na Segunda Guerra Mundial, quando o cientista Dr. Koga decide criar um andróide que seria a arma definitiva para o Japão vencer a Guerra. Ele dá a este andróide a aparência e personalidade de seu filho Tatsuo, um piloto morto em combate, e a capacidade de se transformar em uma forma robótica superpoderosa, denominada Metalder. A Guerra termina antes que o andróide possa ser ativado, porém, e o Dr. Koga decide guardá-lo em uma caverna secreta, vigiado pelo cão-robô Springer (um dobermann falante).


O tempo passa, e a ameaça ao Japão não é mais a Guerra, e sim o Império Neroz, uma organização secreta que planeja dominar todo o planeta por meios econômicos e militares. O Império Neroz tenta recrutar o Dr. Koga, mas este se recusa, e decide ativar Metalder para combatê-los. O Dr. Koga ativa o andróide, e dá a ele o nome de Hideki Kondo, mas ele parece um pouco perdido e sem saber como proceder neste novo mundo. As tropas de Neroz, porém, seguem o cientista, que, quando é capturado, sofre um infarto fulminante. Ao ver seu "pai" morrer nas mãos dos vilões, Hideki se transforma em Metalder, e jura deter Neroz a qualquer preço.

Para se tranformar em Metalder, Hideki precisa ficar bastante furioso, e gritar o comando "Ikaru" ("fúria"). Na forma de Metalder, ele é cem vezes mais forte e resistente que um ser humano, além de possuir vários golpes especiais que utiliza para destruir seus inimigos. O Dr. Koga também criou uma motocicleta e um carro especiais para Metalder, que ele pode usar em sua forma robótica. Seus principais aliados são Springer, que atua como seu conselheiro e mecânico; a fotógrafa Maya, primeiro ser humano que conheceu, e por quem é secretamente apaixonado; e o motoqueiro Satoru, que também age como seu rival.

O Império Neroz é comandado pelo industrial Makoto Donbara, antigo assistente do Dr. Koga. Todo o mundo pensa que ele é um grande filantropo e homem de negócios, mas na verdade ele é Godneroz (que, no Brasil, ficou só Neroz mesmo), um homem ambicioso que planeja dominar todo o planeta através de monstros, ciborgues e dinheiro. O Império Neroz possui quatro facções, a Tropa Blindada (composta por humanos de armadura), a Tropa Monstro (monstros), a Tropa Mekanol (robôs) e a Tropa Cibernética (ciborgues). Cada tropa possui dez membros, dentro de um código hierárquico extremamente rígido, sendo que o mais poderoso deles é considerado o comandante daquela tropa. Merecem destaque Artur, líder da Tropa Blindada, algo como uma homenagem ao Rei Arthur, braço direito de Godneroz e vilão mais ativo da série; e Topgunder, segundo em comando da Tropa Cibernética, que ao invés de morrer mudou de lado e passou a ser aliado de Metalder.

Metalder foi a série mais curta de todos os Metal Heroes, com 39 episódios e um filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário