Pesquisar este blog

INAZUMAN - 1973 ( イナズマン, )


Inazuman (em japonês: イナズマン) é um herói mutante que aparece no mangá, anime e tokusatsu de mesmo nome. Foi criado pelo mangaka Shotaro Ishinomori em 1973. Na televisão, foi astro de duas séries, Inazuman e Inazuman Flash, e em 2002 apareceu pela primeira vez em animação no especial Kikaider vs Inazuman.



No início da década de 1970, Shotaro Ishinomori começaria a trabalhar em uma nova série em anime, chamada Mutant Z, na qual adolescentes com poderes mutantes combateriam vilões também mutantes. Mutant Z acabou engavetado, mas Ishinomori aproveitaria o que já tinha criado em sua nova série de tokusatsu, Inazuman (o "homem-relâmpago").

Por algum motivo desconhecido, mutantes começam a nascer em meio aos humanos. Alguns deles, deformados e monstruosos, não encontram lugar na sociedade e se revoltam. Surge, então, o Imperador Bamba, autoproclamado líder de todos os mutantes, que funda uma organização conhecida como Shinjinrui (a "nova ordem humana"). O objetivo da Shinjinrui é, simplesmente, exterminar todos os humanos do planeta, para que apenas os mutantes vivam na Terra. E, incidentalmente, matar também todos os mutantes que se oponham a seus planos, pois são aliados dos humanos e merecem morrer.

Para combater a Shinjinrui, o Governo da Terra cria a organização Youth Corps, formada por jovens com poderes mutantes e psíquicos. Dentre esses jovens, se destaca Goro Watari, jovem que teve uma infância extremamente problemática - sua mãe morreu quando ele ainda era uma criança, e sua primeira namorada foi levada por soldados norte-americanos durante a ocupação japonesa - mas que demonstra grande senso de justiça, coragem e determinação. Mais que isso, Goro é um mutante poderoso, o que será revelado durante sua primeira luta contra o exército da Shinjinrui.

Cruzando os braços sobre o peito e proferindo a frase gouriki shourai ("conjurar poder maior"), Goro se transforma em uma criatura conhecida como Sanagiman (o "homem-larva"), de grande força, agilidade e resistência. Sanagiman possui um cinto com um medidor, e a habilidade de converter em energia qualquer ataque proferido contra ele. Quando o medidor avisa que seu poder já está no nível máximo, ocorre uma segunda transformação: cruzando novamente os braços sobre o peito e proferindo a frase chouriki shourai ("conjurar poder definitivo"), Sanagiman se transforma em Inazuman, que tem força, agilidade, velocidade e resistência ainda maiores, alguns poderes baseados em eletricidade, e um cachecol que se transforma em diversas armas, além de um elo telepático com seu carro Raijingo, que pode se controlar sozinho, lançar mísseis e morder inimigos com uma boca escondida no capô.

Inazuman é, na verdade, como sua aparência atesta, uma espécie de mariposa - nos rascunhos de Mutant Z, inclusive, ele tinha asas que lhe permitiam voar e uma prosbócide com a qual absorvia energia. Seguindo esse raciocínio, Sanagiman seria seu estado de pupa, e Goro o estado de lagarta, precisando passar pela forma intermediária para obter os poderes da forma final.

A principal missão de Inazuman enquanto membro da Youth Corps era combater a Shinjinrui, composta por mutantes de diferentes formas e poderes, auxiliados pelo Phantom Army - soldados que lembravam os da Segunda Guerra Mundial, com máscaras de gás e metralhadoras - e comandados pelo Imperador Bamba.

Inazuman foi exibido na TV Asahi entre outubro de 1973 e março de 1974, com um total de 25 episódios e um filme para o cinema, produzido em 3D. Os vilões do filme eram uma organização criminosa diferente, a Despair Army (o "exército do desespero", em inglês), liderada pelo Fuhrer Geisel.

A Despair Army tinha um objetivo um pouco diferente da Shinjinrui: exterminar todos os mutantes do mundo, para que somente os humanos vivessem na Terra, incidentalmente matando os humanos que defendessem os mutantes. No episódio 24, esses novos vilões estrearam também na série, onde, como era de se esperar, entraram em conflito com a Shinjinrui,o que fez com que Inazuman tivesse dois inimigos para combater ao invés de um. Pelo menos a rixa entre os dois imperadores do mal levou à destruição do Imperador Bamba, no episódio 25.

Para combater a Despair Army, portanto, Inazuman ganharia uma segunda série, chamada Inazuman Flash, exibida entre abril e setembro de 1974, também na TV Asahi, para um total de 23 episódios. Inazuman ganhou uma nova arma, parecida com um canivete, que lhe permitia lançar raios elétricos, e um novo parceiro, o agente da interpol Arai Makoto, secretamente um ciborgue, que possui motivos pessoais para combater a Despair Army. Inexplicavelmente, toda a Youth Corps sumiu da série, sem que nenhum de seus integrantes aparecesse em Inazuman Flash.

Para todos os efeitos, Inazuman e Inazuman Flash são cosideradas duas séries distintas, mas a continuidade das histórias - afinal, a Despair Army estreia no episódio 24 de Inazuman - e o fato de que o episódio 25 de Inazuman termina com o famoso tsuzuku ("continua") no canto inferior direito da tela faz com que muitos fãs e muitas fontes considerem tudo como uma única série de 48 episódios.

Após a estreia do tokusatsu, como era de seu costume, Ishinomori decidiu lançar também um manga de Inazuman, lançado com o nome de Mutant Sabu. O manga era muito mais parecido com o rascunho original de Mutant Z, com Inazuman - que agora se chamava Saburo Kazeda, apelido Sabu, daí o nome do manga - sendo um adolescente com poderes mutantes, que estudava em uma escola própria para adolescentes mutantes e eventualmente enfrentava mutantes malvados na companhia de seus amigos. O Inazuman do manga tinha asas e podia voar, mas Sabu ainda tinha de passar pelo estágio de Sanagiman antes de poder se transformar nele.


fontes: wikipédia, átomo.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário