Pesquisar este blog

ESQUADRÃO SOLAR SUN VULCAN ( 太陽戦隊サンバルカン, Taiyō Sentai San Barukan ) 1981



Taiyou Sentai Sun Vulcan (太陽戦隊サンバルカン, Taiyō Sentai San Barukan, traduzido como Esquadrão Solar Sun Vulcan), é a quinta série do gênero Super Sentai produzida pela Toei Company. Foi exibido entre 1981 e 1982 e é o único sentai que serve como uma sequência direta de um anterior, Denshi Sentai Denziman. Foi a última série que teve copyright da Marvel, porém sem esta se envolver na produção.


De tempos em tempos o mal emerge para ameaçar a paz na Terra. E dessa vez quem surgiu nas profundezas no Polo Norte foi Black Magma. Para conter o ataque maciço que nosso Planeta estava sofrendo (incluindo incêndios e inundações), a EPDS seleciona um grupo de elite capaz de derrotar o inimigo.
Os selecionados são três oficiais sendo que um vem da aeronáutica (Oowashi Ryuusuke), outro da marinha (Samejima Kinya) e um terceiro vindo do exército (Hyoh Asao). Juntos eles tornam-se os Sun Vulcan e ficam subordinados a um comandante superior chamado Arashiyama. Começa-se então o treinamento. Porém, Black Magma descobre os planos de resistência a acaba por atacar a base da EPDS. Mas para a nossa sorte os Sun Vulcan são mais espertos e conseguem deter o inimigo.
Enfurecido com as tentativas fracassadas de conter nossos guerreiros, Hell Saturn (o líder do clã) decide por algo mais drástico. Ele então reza a seu Deus, o Black Solar God, e este o recompensa com uma antiga inimiga da paz, a Rainha Herdorian. É isso mesmo, a vilã que supostamente havia sido derrotada pelos Denziman (guerreiros anteriores aos Sun Vulcans) estava apenas congelada no Polo Norte. Agora ela possui nova vida na forma de um ciborgue e está pronta para se vingar da Terra. Mas mesmo com a aliança com Rainha Herdorian, Black Magma continua perdendo. E as derrotas se seguem passando pela morte de Zero One e muitos monstros. Mas certo dia Amazon Killer (uma sobrevivente do Clã Vader, o mesmo da Rainha) chega do espaço. E a primeira coisa que Amazon faz é destruir a base dos Sun Vulcans. Os obrigando a mudarem-se para um outro local.
No mesmo episódio em que surge Amazon Killer, Oowashi (Vul Eagle - Vermelho) decide deixar o grupo. A razão está no fato de ele decidir fazer pesquisas espaciais para a NASA. Como seu substituto, Hiba Takayuki foi recrutado e muito bem recepcionado.
O final desta incrível saga se dá com a viagem dos três heróis mais o seu comandante até o Polo Norte para resgatar Miki Arashiyama (filha do comandante). Uma batalha é travada entre nossos guerreiros e Amazon Killer, mas o império só é finalmente desfeito quando eles conseguem destruir Omnipotent God (o verdadeiro líder do Black Magma). E quando isso ocorre, a base inimiga começa a explodir e nossos guerreiros saem no Jaguar Vulcan. Em seguida todos se despedem e a história termina com a frase: "Adeus Sun Vulcan Robô".

SUN VULVAN / ALIADOS
 


Oowashi Ryusuke/Vul Eagle- Vermelho Um oficial da força aérea GWP. Idade 25 anos.Forte , inteligente e determinado, infelizmente ele não pôde ser p Vuleagle por muito tempo pois teve que se afastar do grupo por ser chamado para pesquisas espaciais na Nasa.Suas aparições foram do episódio 1 ao 23.



Hiba Takayuki/Segundo Vul Eagle Sendo ele o melhor amigo de Ryusuke, foi então escolhido para substituí-lo, tornando-se então o novo Vul eagle. Suas aparições foram do pisódio 23 ao 50.




Samejima Kinya/Vul Shark- Azul Exerce funções na marinha de guerra como oficial da GWP. Aos 23 anos foi escolhido para ser o Vul Shark se saindo muito bem em seu trabalho.





Hyoh Asa/Vul Panther- Amarelo O mais novinho da equipe, com apenas 19 anos ele é um oficial do exercito da GWP, e mesmo com sua pouca idade, já o acharam capacitado o suficiente para ser o Vul Panther.






Comandante Arashiyama Chefe da GWT, é ele quem comanda os Sun Vulcan. Foi ele também quem criou o Robô do grupo,devido a sua especialidade com robótica
Misa Arashiyama Filha do Comandante, ela também atua na GWT ajudando os Sun Vulcan. Dócil e companheira, ela sempre está pronta a ajudar. Mas até ela já caiu nas garras malignas de Black Magma quando foi capturada e usada como isca para atrair nossos heróis atá o polo norte, onde se localiza a Sede do Império Magma.




Sun Vulcan Robô Um gigantesco e poderoso robô que é formado a partir de duas naves que saem do Jaguar Vulcan. Ou seja O Cosmo Vulcan e o Bull Vulcan resultam neste poderoso robô gigante. As armas utilizadas por ele são:Vultonfa, Vulshield, Vulcan Cannons, Iron first , Vulheand e a poderosa espada solar.








INIMIGOS


Tendo como líder supremo o Deus Solar Black (Black Solar God), o denominado Império das Máquinas Black Magma possui sua sede(O Castelo Iron Claw) localizada no Polo Norte onde literalmente seus seguidores tem um coração extremamente gelado. Tendo seus seguidores em sua maioria ciborgues, espalhados pelo mundo todo, eles espalham a destruição por onde passam.

Deus Solar Black(Black Solar God)' Líder supremo do Império das Máquinas, onde fica sua sede no Castelo Iron Claw.

Hell Saturn Segundo no comando do Império, aos olhos de Black Solar God , ele não passa de mais um ciborgue subordinado. Porém é ele quem dá as ordens aos demais seguidores do Império. Tem aparência sombria trajando roupas negras e um rosto de metal, logo teria uma companheira de peso para aumentar o nível de negatividade do Império .



Rainha Hedorian Por incrível que pareça ela está de volta. Após ter dado muito trabalho aos Denziman, ela reaparece nesta série. Deu o ar de sua (Des)graça no episódio 4 e logo nota-se que algumas modificações foram feitas na conhecida Rainha. Sua forma agora é de ciborgue tendo mais poder que na série anterior. Será que sua maldade também aumentou?
Zerogirls.jpg 

Garotas Zero São um grupo composto por 4 mulheres. Elas são espiãs comandantes. Muito traiçoeiras e perigosas. São elas: Zero One (Traja roupa de cor vermelha), Zero Two (Traja roupa de cor marron), Zero Three (Traja roupa de cor Verde) e Zero Four (Traja roupa de cor púrpura).



Amazon Killer Um fato curioso, ela pertencia ao Vader Clã, foi morta e nesta série ela é ressuscitada por uma das garotas Zero (Zero One), sendo assim resolveu aliar-se ao Black Magma. Sua aparição se deu no episódio 25 ficando até o episódio 50

Lightning Galaxer Apareceu no episódio 45 ficando até o 49 como um pirata espacial, sendo que no decorrer da série ele se transforma num monstro. mas no final acaba se tornando um monstro de luz por ser procurado pela polícia galáctica.

Dark Q Um ciborgue estranho que pode se transformar em humano. Sua característica é o uso de uma máscara de hockey.

Machine Man Por fim os soldados do império Magma. Tem o símbolo do império em suas faces, e suas armas são os espinhos que tem nas mãos,porém segue o mesmo esquema dos soldados das séries. Força e inteligência mínima.


Cyborg Headrian.jpg

SHIRO IZUMI

 

Shiro Izumi [和泉史郎] Nasceu em 06 de maio de 1961 e estreou como ator fazendo uma participação especial em Machine Man, de 1984. Foi logo convidado para interpretar Ozora Yuuma em Changeman, de 1985, onde protagonizou vários episódios, dentre eles: "O Mistério do Cristal X", "Canção Fatal" e "Avante, Pégasus!".
De 1988 a 1990 interpretou o personagem Torazo no seriado Abarenbo Shogun.
O herói Burai, de Jyu Ranger, em 1992, foi um dos seus personagens de sucesso, chegando a inspirar a criação do Ranger Verde, o personagem do ator americano Jason David Frank, em Power Rangers, que teve algumas de suas cenas aproveitadas de Jyu Ranger. Shiro fez participações em Ninja Kaku Ranger, em 1994 e 1995, e em Chouriki Oh Ranger, em 1996, que também tiveram cenas aproveitadas em outras temporadas de Power Rangers. Depois destes personagens de sucesso, Shiro estreou como ator nas novelas japonesas

ULTRA Q

Ultra Q foi uma série criada antes de Ultraman por Eiji Tsuburaya, guru dos efeitos especiais da época, que trabalhou nos primeiros filmes do Godzilla dentre outros clássicos do gênero. Ela Foi produzida e exibida entre 02 de Janeiro de 1966 a 03 de Julho de 1966 e contou com 28 episodios.
 
Inicialmente Eiji Tsuburaya com sua nova produtora batizada de Tsuburaya Productions estava trabalhando num projeto pra TV chamada "Woo", que tinha conceitos muito parecidos com a da série Ultraman; de um ser alienígena que vem à Terra ajudar a resolver nossos problemas com suas habilidades especiais. 
 
Por alguma razão a série nunca foi produzida, mas Tsuburaya tinha outro projeto de uma série chamada Unbalance, com o argumento de que com os excessos da humanidade com a Terra  resultariam numa série de fenômenos estranhos e surgimento de estranhas criaturas monstruosas. Uma mistura de Twilight Zone (Além da Imaginação) e Arquivo X, com monstros gigantes a lá Godzilla.
Nessa série não existia um super herói, mas três protagonistas entusiastas dos mistérios da natureza que faziam um link entre os capítulos, criando um clima de filmes noir e de ficção.
 
Antes de sua estréia na TV a série Unbalance passou a se chamar Ultra Q (Ultra Question). Teve 28 episódios todos em preto e branco. O programa teve muito sucesso e acabou se expandindo para outros tipos de produtos como brinquedos e livros relacionados a série. Alguns dos monstros dessa série se tornaram tão populares que foram reutilizados nas séries dos heróis Ultras e se tornaram ícones da cultura Japonesa, com seus bonecos sendo fabricados até hoje, a exemplo de garomon, que mais tarde seria utilizado como pigmon.

SHOTARO ISHINOMORI


Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎), (25 de janeiro de 1938 - 28 de janeiro de 1998) foi um mangaká japonês e uma das mais importantes figuras nos universos do mangá, anime e tokusatsu. Seu nome real era Shotaro Onodera ( 小野寺章太郎), e ele também era conhecido como Shotaro Ishimori ( 石森章太郎) até 1986, quando ele mudou seu último nome para Ishinomori. Inicialmente, almejava ser um romancista, foi o contato com Osamu Tezuka que o incentivou a seguir carreira no mundo do mangá, onde se tornou um dos autores de maior prestígio de todo Japão, sendo um dos mais famosos frequentadores da lendária pensão Tokiwa-so para jovens aspirantes a mangaká. Um museu do mangá foi erguido em sua homenagem na cidade de Ishinomaki, Miyagi, sua terra natal, em 2001.

Ishinomori iniciou sua carreira como assistente de Osamu Tezuka, onde impressionou o seu mentor com um talento incomum para um garoto da sua idade e artista ainda amador. Mais tarde, ele decidiu seguir sua própria carreira e acabou se tornando uma lenda entre os cartunistas japoneses, sendo mais tarde conhecido como "O Rei do Mangá" em seu país de origem. Além de Tezuka, suas principais influências estão no cinema(conta-se que assistia a cerca de 500 filmes ao ano) e na literatura, em especial na ficção científica, pode-se observar claras inspirações em autores como Ray Bradbury, John Wyndham, Jack Finney, Edgar Rice Burroughs, Isaac Asimov, H. G. Wells, etc... Ishinomori foi um autor extremamente prolífico com mais de 700 títulos no currículo, o que lhe rendeu posição no Guiness Book como o cartunista com maior número de trabalhos já publicados.

Kaiketsu Harimao

Nos anos 50, realizou adaptações de diversas obras literárias e contos de ficção científica. Se tornou famoso com Kaiketsu Harimao, herói malaio que lutava pela libertação de seu povo, oprimido por inescrupulosos tiranos do ocidente. O personagem também foi astro de um popular seriado de TV do início dos anos 60, precussor das famosas séries tokusatsu
Os anos 70 foram uma época de ápice criativo para Shotaro Ishinomori, Skull Man, um mangá de apenas 100 páginas, se provou um tremendo sucesso e findou por dar origem a um dos maiores ícones pop do Japão, e talvez o trabalho mais conhecido de Ishinomori: Kamen Rider. Depois, Ishinomori ainda emplacaria mais uma vez criando Jinzo Ningen Kikaider, no qual presta tributo ao mangá Tetsuwan Atom(Astro Boy) de seu mentor Osamu Tezuka, tendo como inspiração o Pinóquio de Carlo Collodi e o Frankenstein de Mary Shelley. Com o estouro dos Henshin Heroes na TV japonesa, iniciado por Kamen Rider, nasceram também Inazuman, Henshin Ninja Arashi e Robot Keiji K, todos seguindo uma longa genealogia de heróis criados por Ishinomori e tendo seus títulos em mangá publicados ao mesmo tempo que suas respectivas séries de TV iam ao ar. No entanto, os mangás eram conhecidos por suas temáticas mais adultas e argumentos mais sólidos, sempre recheados com muito drama e conflitos psicológicos.
Ishinomori foi também responsável por inaugurar o gênero dos Super Sentai com suas séries Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengekitai.
No Brasil, suas séries mais conhecidas foram Kamen Rider Black, Bicrossers, Machineman e Patrine, todas dirigidas ao público infantil e exibidas pela Rede Manchete. Alguns ilustres desconhecidos também deram as caras na TV Tupi como Cyborg 009 e Esquadrão Arco-Íris. Mas talvez a obra mais representativa de Shotaro a chegar no Brasil tenha sido Cyborg 009 The Cyborg Soldier, readaptação de seu famoso mangá realizada em 2001 e também a mais fiel ao material original, infelzimente vítima de pouca repercussão quando exibido pelo Cartoon Network. Ghenma Wars, outro anime baseado nos mangás de Ishinomori, deu as caras no Animax, porém em versão repleta de cortes, o longa metragem baseado na mesma obra já havia sido antes exibido pelo Multishow nos anos 90. Por fim temos 009-1, que teve sua estéia no Animax em 2008.

Ishinomori morreu por complicações cardíacas no dia 28 de Janeiro de 1998. Seu último trabalho foi a série tokusatus para TV, Voicelugger, exibido postumamente meses depois. Deixara inacabados os mangás Cyborg 009, cujo final era prometido para 2000. O trabalho de Ishinomori ganhou novo fôlego com a ajuda de seu filho, Akira Onodera, e o Character Design, Naoyuki Konno, que trabalharam juntos em Jinzo Ningen Kikaider - The Animation, Kikaider 01 The Animation, Kikaider vs Inazuman,Cyborg 009 The Cyborg Soldier e 009-1.


Kamen Rider

Himitsu Sentai Goranger


EIJI TSUBURAYA


Eiji Tsuburaya (円谷英一, Tsuburaya Eiichi) foi o japonês dos efeitos especiais, diretor responsável de muitas séries e filmes de ficção, incluindo o Godzilla e sua maior pérola ULTRAMAN.
     Nasceu no dia 7 de julho de 1901, no Japão e era o primeiro filho de muitos irmãos, de Isamu e Tsuburaya Sei. Quando ele tinha três anos de idade sua mãe morreu e seu pai se mudou para a China para lá abrir os negócios da família e devido a isso, Eiji acabou sendo criado no Japão pelo seu tio chamado Ichiro e pela sua avó paterna chamada Natsu.

     Estudou na escola elementar Sukagawa Choritsu Daiichi Jinjo Koutou Shogakko e pouco tempo depois começou a ter como hobby, construir modelos de aviões, devido ao grande sucesso os aviadores japoneses tinham naquela época. Mais tarde conseguiu estudar numa escola de vôo, mas pouco tempo depois a escola acabou fechando. Em 1917 começou a estudar numa escola comercial e logo conseguiu um emprego no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Utsumi Toy Company.
     Dois anos mais tarde, em 1919, casualmente recebeu do diretor Yoshiro Edamasa, a incumbência para ser um cameramen e assim iniciou sua carreira dentro da indústria cinematográfica, iniciando como assistente do diretor de fotografia da Nippon Katsudou Shashin-Kabushiki Kaisa, na cidade de Kyoto.
     Depois serviu como membro da equipe de correspondentes para os militares. Por volta de 1926 a 1927 tornou-se fotógrafo da Shockiku Quioto Studios, onde começou a desenvolver inovadoras técnicas de filmagem. Casou-se em 1930 com Masano Araki com quem teve três filhos.
     Em 1938 tornou-se chefe do Departamento de Técnicas Visuais Especiais da Toho Tokyo Studios e um ano depois criou um departamento independente de efeitos especiais chegando a ganhar vários prêmios importantes. Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial dirigiu uma série de filmes de propaganda e produzindo efeitos especiais para Toho Film Research Division.

     Durante a ocupação japonesa após a Segunda Guerra Mundial ficou com problemas para desenvolver seus trabalhos e desta forma começou a trabalhar como freelance com sua própria produtora, a Tsuburaya Visual Effects Research trabalhando em filmes de outros estúdios até retornar para a Toho em 1950.
     Alguns anos depois, juntamente com outros como o diretor Ishiro Honda e o produtor Tomoyuki Tanaka criou seu primeiro filme chamado Godzilla em 1954. O sucesso do filme abriu caminho para a criação outros trabalhos e a criação de outros monstros e levando a Toho a produzir uma série de filmes de ficção científica.

     Em 1963, Tsuburaya criou seu próprio laboratório de efeitos especiais e pouco tempo depois fundou a Tsuburaya Productions. Na década de 60 a companhia começou a produzir a primeira série de monstros para a televisão japonesa, chamada Ultra Q.
     Logo depois surgiu a série Ultraman, que fez um grande sucesso e se tornou o primeiro seriado em live-action japonesa a ser exportada para o resto do mundo, gerando a Ultra Series, que continua até os dias atuais. Em vida Eiji Tsuburaya trabalhou em mais de 250 filmes. Tsuburaya morreu no dia 25 de janeiro de 1970, em Sukagawa, no Japão.
     Ultraman é um verdadeiro ícone da cultura pop japonesa. Símbolo de uma franquia iniciada em 1966, o personagem originou dezenas de outros similares que são vistos em muitos seriados, filmes, games, livros, quadrinhos e uma infinidade de produtos e mídias.




KAZUHISA HIROSE

HIROSE em seu maior papel - WANDAR em FLASHMAN

Yutaka Hirose ( 広瀬 裕 Hirose Yutaka) é um ator e dublador japonês conhecido por suas performances em séries de televisão do gênero tokusatsu nos anos 1980 e 1990. Era creditado como Takumi Hirose (広瀬 匠 Hirose Takumi) e Kazuhisa Hirose (em 広瀬 和久 Hirose Kazuhisa), este último seu nome de nascença.
Nasceu em Tóquio-Japão em 04 de agosto de 1962, e começou a mostrar o seu potencial como ator quando ainda era estudante e ginasta. Seu talento para acrobacias o levou à Toei Company, logo após a sua formatura. Na produtora, fez algumas participações em séries de TV. Em 1986, Hirose fez o teste para o personagem Jin, o Red Flash em Flashman, mas, acabou ganhando o papel do vilão Wandar, onde obteve um grande êxito e reconhecimento do público. Em 1987 fez o teste para o personagem Issamu Minami (Kôtaro Minami) em Black Kamen Rider, porém, a produção da série desejava um jovem desconhecido. Isso fez com que Hirose participasse apenas de um capítulo de Black. Em 1988 deu vida ao vilão Dr. Kempu, de Choujuu Sentai Liveman. A partir desse personagem, sua popularidade por interpretar vilões aumentou.
Kazuhisa Hirose tornou-se o ator favorito do escritor Toshiki Inoue, que escreveu o seu papel em Jetman, Dairanger, Changerion e Kamen Rider Agito. O ator ainda fez pequenas participações especiais em Solbrain, enquanto trabalhava paralelamente em filmes e televisão.
Em 1996 tornou-se dublador, devido ao trabalho reconhecido em Flashman e Liveman, ao lado de Jouji Nakata.  Sua estréia nessa nova atividade foi em Brave Command Dagwon.

PARTICIPAÇÕES EM TOKUSATSUS
  • Choudenshi Bioman (1984) - episódio 5
  • Jaspion (1985)- episódio 14 - Perigo na Lagoa dos Noivos; como o noivo do barco tombado pelo monstro Maressauro
  • Dengeki Sentai Changeman (1985) - episódio 4 e 45; como Oficial do Exército
  • Choushinsei Flashman (1986) - no papel de Wandar
  • Kamen Rider Black (1987) - episódio 4 - Experiência maquiavélica; como um motoqueiro que se transforma em um lobisomem
  • Chojuu Sentai Liveman (1988) - no papel de Doutor Kemp
  • Winspector (1990) - episódio 30 - Mamãe, socorro
  • Choujin Sentai Jetma (1991) - episódios 37 à 47; no papel do Imperador Toranza
  • Solbrain (1991) - episódio 33 - no papel de Kousuke Doi
  • Gosei Sentai Dairanger (1993) - no papel de Jin Matoba
  • Choukou Senshi Changerion (1996) - no papel de General Zander
  • Kamen Rider Agito (2001) - episódio 49 e 50; no papel de Shirakawa


                    DR. KEMP - LIVEMAN

JIRAYA ( 世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya )


Sekai Ninja Sen Jiraiya (em japonês: 世界忍者戦ジライヤ Sekai Ninja Sen Jiraiya, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 e 24 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.


A história começa há muitos séculos, quando é descoberta no Japão uma fonte de energia quase infinita, conhecida como Pako. Para impedir que tal fonte caia em mãos erradas, um bravo guerreiro, de nome Jiraiya, é escolhido para guardá-la e protegê-la. Mas surge um vilão, Dell Star, que veio do espaço para roubar Pako e dominar o universo. Após uma grande batalha, Jiraiya finalmente derrota Dell Star, e o trancafia em uma caverna. Alguns anos mais tarde, Jiraiya se casa com uma humana, fundando a família Tokagure. Para que Pako jamais caia em mãos erradas, ele o esconde, descrevendo sua localização em um pergaminho secreto, que ficará sob a guarda de sua família até que chegue o momento de revelar Pako ao mundo.

O tempo passa e, na época atual, a família Tokagure não existe mais. O pergaminho atualmente encontra-se sob a proteção da família Yamaji, composta pelo patriarca Tetsuzan, um mestre do ninjitsu, e seus três filhos, Toha, Kei e Manabu. Um dos ex-alunos de Tetsuzan, ao descobrir sobre o pergaminho, tentou roubá-lo, matando a esposa de Tetsuzan e ferindo-o no processo. Este ex-aluno só conseguiu uma pequena parte do pergaminho, mas jurou obter o resto e ficar com Pako para seus próprios fins, mudando seu nome para Dokusai (que significa "tirano" em japonês) e fundando o Império dos Ninja.

Incapaz de proteger sozinho o que restou do pergaminho, Tetsuzan chama Toha, seu filho mais velho, e lhe faz uma revelação: ele é adotado, e o último representante da família Tokagure. Seus pais morreram protegendo o pergaminho, mas antes disso confiaram o pergaminho e a guarda de seu único filho a Tetsuzan, juntamente com as armas sagradas da família: a armadura Jiraiya e a Espada Olímpica. Neste momento de dificuldades, cabe a Toha utilizar tais armas sagradas, se transformando no 35o Jiraiya, e impedindo Dokusai de cumprir seu propósito maligno.

Ao fundar o Império dos Ninja, Dokusai trouxe para o seu lado vários ninja malignos, como sua filha Benikiba, seu braço-direito Retsuga, a feiticeira Aracnin Morgana, e os terríveis homens-corvo, que na verdade são demônios imortais. A cada episódio, surgem novos ninja malignos que Jiraiya deve enfrentar. Jiraiya também conta com a ajuda de vários ninja que lutam pelo bem, como o Barão Owl, antigo aliado de Tetsuzan; Reiha Yagyu, uma prima distante de Toha; e a misteriosa Eminin Emiha, que mais tarde se revela como sendo ninguém menos que Kei. Alguns ninja começam como inimigos, mas mais tarde passam a ser aliados de Jiraiya, como Lenin Wild e o Homem-Míssil. No final da série, o próprio Dell Star consegue se livrar de sua prisão, mas é derrotado de uma vez por todas por Jiraiya e seu recém-descoberto robô gigante Deus Jirai, que nada mais é do que o local onde Pako está escondido.

FAMÍLIA YAMASHI

A Família Yamashi (em japonês: 山地族 Yamaji-zoku, no original) são os personagens principais da série, descendentes dos Togakure (em japonês: 戸隠流 Togakure-ryū), um antigo clã ninja cuja missão é proteger a Inscrição, um pedaço de pedra que aponta o paradeiro de Pako, uma capsula espacial que caiu na Terra há cerca de 300 anos antes de Cristo.

Toha Yamashi/Jiraiya (em japonês: 山地闘破/ジライヤ (磁雷矢) Yamaji Tōha/Jiraiya): o protagonista da série. Quando era pequeno, seus pais foram mortos e ele foi adotado pro Tetsuzan como filho. É treinado por seu pai adotivo para tornar-se um ninja e sucedê-lo na linha dos sucessores de Togakure. Quando sua irmã é raptada pela Família de Feiticeiros, Touha recebe a armadura de Jiraiya e sua respectiva arma, a Espada Olímpica (em japonês: 磁光真空剣 Jikkō Shinkūken, no original) e inicia a luta contra o clã maligno.



Kei Yamashi/Himenin Emiha (em japonês: 山地ケイ/姫忍 恵美破 Yamaji Kei/Himenin Emiha): A mais velha dos filhos biológicos de Tetsuzan, Kei tem aproximadamente 15 anos. Dividida entre viver uma vida de garota normal e tornar-se uma ninja, acaba ganhando uma armadura olímpica e passar a auxiliar seu irmão em diversas ocasiões.



Manabu Yamashi (em japonês: 山地 学 Yamaji Manabu): O mais jovem dos filhos de Tetsuzan, Manabu tem 8 anos. Vive aprontando travessuras que muitas vezes colocam sua família em situações difíceis (como quando pegou a Espada Olímpica e deixou que a mesma caísse nas mãos dos Feiticeiros). Ainda assim, é valente e aplicado, ajudando seus irmãos em várias ocasiões. Após fazer 13 anos, ajuda Jiban na luta contra Biolon.


Tetsuzan Yamashi (em japonês: 山地哲山 Yamaji Tetsuzan?): Um sábio mestre ninja que adotou Touha como filho após a morte dos pais do garoto. É o representante da 34ª Geração da família dos Togakure.

FAMÍLIA DE FEITICEIROS


A Família de Feiticeiros (em japonês: 妖魔一族 Yūma Ichizoku) são os antagonistas da série, que desejam obter a Inscrição e adquirir Pako e seu poder para dominar o mundo. Composta pelo patriarca Dokusai, sua filha Benikiba e seu "filho" adotivo Retsuga.


Oninin Dokusai (em japonês: 鬼忍 毒斎 Oninin Dokusai): chefe e patriarca da Família dos Feiticeiros. No passado foi amigo e aprendiz da arte ninja juntamente com Tetsuzan. Matou a esposa de Tetsuzan para roubar a Inscrição, mas acabou ficando somente com a metade. Morre no final da série após ser derrotado em um combate definitivo com Jiraiya. Oninin ( 鬼忍) significa "Ogro Ninja", e Dokusai ( 毒斎?) significa "adorador de venenos".


Chounin Benikiba (em japonês: 蝶忍 紅牙 Chūnin Benikiba): filha de Dokusai, gosta muito de jóias. É muito fraca na arte ninja, sendo constantemente salva por seu pai ou por Retsuga. É mestre dos disfarces, conseguindo se transformar em qualquer um (até mesmo em criança). Escapa viva no fim da série. Chuunin (em japonês: 蝶忍) significa "Borboleta Ninja", e Benikiba (em japonês: 紅牙) significa "garra vermelha". 



Hoshin Retsuga (em japonês: 星忍 烈牙 Hoshin Retsuga): "filho" postiço de Dokusai, usa um arco algumas vezes na série. Possui uma estrela gigantesca na testa, usada como arma. Protagonizou várias lutas contra Jiraiya, inclusive recebendo o golpe "Espada Olímpica" e escapando vivo no primeiro episódio. Escapa vivo no fim da série. Hoshinin (em japonês: 星忍) siginifica "Ninja da Estrela", e Retsuga (em japonês: 烈牙) significa "garra violenta".



Ninjas Pássaros Karasutengos (鳥忍 カラス天狗 Torinin Karasutengu): ninjas com aparência de corvos, servem aos Feiticeiros como soldados. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus irmãos. Contudo, por serem imortais, eles sempre retornam, mesmo depois de mortos. Em um episódio, esta capacidade é explorada quando Dokusai coloca uma bomba em um dos Karasutengu para eliminar Jiraya. Quando o ninja do episódio não é derrotado por Jiraya, quase sempre um Karasutengu é morto com um golpe "Espada Olímpica".

Aracnin Morgana (em japonês: 妖忍 クモ御前 Yūnin Kumo Gozen, 37-39, 47-50): uma feiticeira que fora derrotada por Tetsuzan no passado. Volta à vida nos tempos atuais e passa a auxiliar Dokusai. Usa um rifle como arma em sua forma jovem. Embora Jiraya não consiga vencê-la é Tetsuzan que a vence novamente, em um duelo no final da série. Seu nome original é traduzido como "Ninja Feiticeira Madame Aranha".

Unidade de Ninjas Especiais ( 特殊忍者群 Tokushu Ninjakun, 16): um grupo de ninjas brasileiros criados pro Dokusai e nomeados pelos 5 elementos do Taoismo: Fire ( Ka), Water ( Sui), Land ( Chi), Tree ( Moku) e Wind ( ). São enviados para destruir Jiraiya, mas Fuu hesita em atacar o herói ao ouvir o barulho do vento. Após a derrota deles nas mãos de Jiraiya, os Feiticeiros recolheram os cadáveres dos ninjas para criarem o andróide Kazenin Maffia.

Kazenin Maffia ou Kazenin Storm ( 風忍 馬風破 Kazenin Mafūba, 16, 29, 40, 47, 49-50): brasileiro, primeiro ninja ciborgue a ser criado, Maffia foi projetado para ter as habilidades de seus companheiros mortos. Utilizando o corpo de Fuu, Dokusai o criou para destruir Jiraiya de uma vez por todas. Porém, após lutar contra Jiraiya em suas duas primeiras aparições, tornou-se seu aliado e retorna no final da série para ajudá-lo na batalha. Seu nome original, "Mafuuba" ( 馬風破) é traduzido como "Cavalo da Ventania Destruidora".


IMPÉRIO DOS NINJAS

O Império Ninja (世界忍者 Sekai Ninja) são os ninjas de diferentes nacionalidades que também procuram por Pako. Cada um deles possui uma habilidade especial e um objetivo para o uso do tesouro. Alguns são malignos e desejam Pako para o ganho pessoal; outros o desejam para motivos nobres. Alguns lutam contra Jiraiya inicialmente, mas posteriormente tornam-se seus aliados.



Jonin Barão Owl ( 城忍 フクロウ男爵 Jōnin Fukurou Danshaku, 1-2, 9, 19, 37-38, 47, 49-50): o primeiro do Império Ninja a aparecer na série. Ele é, na verdade, um cavaleiro britânico adepto do cristianismo que luta com uma espada claymore escocesa. Deseja utilizar Pako para acabar com a fome, a injustiça e a miséria do mundo. Quase morre no episódio 9, quando cai do alto de uma cachoeira, mas posteriormente aparece vivo para Jiraiya e torna-se seu aliado. Seu nome se traduz literalmente como "Ninja do Castelo Barão Coruja".




Rainin Wild ( 雷忍 ワイルド Rainin Wairudo, 20, 33, 40, 46, 49-50)








Igyounin Beni Lagarto (異形忍 紅トカゲ Igyōnin Beni Tokage, 5, 31, 41)









Rounin Haburamu ( 牢忍 ハブラム Rōnin Haburamu, 3, 15)








Bakunin Homem Míssil ( 爆忍 ロケットマン Bakunin Roketto Man, 14, 44, 49-50)





Reia Yagyu/Kinin Reiha (柳生 レイ/貴忍 麗破 Yagyū Rei/Kinin Reiha, 2, 5, 6, 10, 24, 31-32, 40, 48-50): kunoichi da família Yagyu e também agente do Serviço Secreto Japonês, expert em ataques surpresa e em espreitar os inimigos de Jiraiya para colher informações. Sabe leitura labial, como demonstra em sua primeira aparição. Reiha possui um brilho misterioso nos olhos, o mesmo do pote que os Yamashi mantêm. Normalmente faz parcerias com Yarinin Spiker.



Ryu Asuka/Yanin Spiker ( 飛鳥 竜/槍忍 突破 Asuka Ryū/Yanin Totsuha, 5, 6, 8, 10, 13, 23, 24): policial do Serviço Secreto Japonês, normalmente é visto trabalhando junto com Reiha e ajuda Jiraiya em algumas ocasiões, Especialista em luta com lanças longas, segundo a tradução de seu nome original.



INIMIGOS




Janin Aman Negro ( 邪忍 黒い茨 Janin Kuroi Ibara, 30, 49)






Yaminin David Cat ( 闇忍 デビルキャッツ Yaminin Debiru Kyattsu, 36, 48, 49)








Tetsunin Steel (鉄忍 ガメッシュ Tetsunin Gamesshu, 23, 49)








Otonin Uhaya (音忍 宇破 Otonin Uha, 6, 32, 49 )








Gounin Abdad (剛忍 アブダダ Gōnin Abudada, 8, 49)








Suinin Tubarão-Mor (em  水忍 シルバーシャーク Suinin Shirubā Shāku, 24, 40, 48-49)







Badin Adolf Sugitani ( 杉谷悪之坊 Sugitani Aku Nobō, 28, 49)








Kanin Chang Kung Fu ( 火忍 チャンカンフー Kanin Chan Kan Fū)






Ushunin Dell-Star ( 宇宙忍 デモスト Ushunin Demosuto, 37, 40, 41, 46, 48-49)








Kannin Dragon ( 漢忍 緑 龍 Kannin Ryoku Ryū, 10-11, 49)







Shunin Makumba ( 獣忍 マクンバ Shunin Makunba, 7, 25, 49)